-
Oportunizar aos/as professores/as da Educação Básica, docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Campus São Lourenço do Sul, espaços formativos potencializadores da investigação científica a partir de temas estruturantes da Feira.
-
Criar um espaço digital nas redes sociais e plataformas digitais (Instagram®, Facebook®, youtube®) para realização das três etapas desta proposta, de forma prioritária, caso não haja o retorno das atividades presenciais, estas também se constituirão como alternativas de divulgação, interação e apoio ao desenvolvimento da proposta.
-
Articular com a Rede Estadual e Privada de Ensino, meios de participação no processo de construção da Feira de Conhecimento.
-
Incentivar a pesquisa através de metodologias interdisciplinares e multidisciplinares na Formação Continuada articulando as diferentes áreas do Conhecimento Científico.
-
Desenvolver, promover e divulgar conhecimentos relativos aos temas propostos, integrando comunidade acadêmica e público em geral.
-
Incentivar, ainda mais, as meninas a ocuparem espaços de pesquisa na escola por meio de apresentação de projetos protagonizados tanto por elas quanto por equipes mistas.
-
Integrar os Programas Institucionais PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica para incentivar a pesquisa na Educação Básica, desde os primeiros anos escolares, e propiciar a formação docente dos/as acadêmicos/as envolvidos/as.
-
Desenvolver a capacidade inventiva e investigativa nos/as estudantes por meio da criação de diário de bordo de pesquisa em que os/as estudantes farão registros sistemáticos durante todo o processo formativo com os/as docentes da Educação Básica e acadêmicos/as do PIBID e Residência Pedagógica.
-
Publicizar, por meio de um livro impresso, os relatos de experiência dos estudantes e artigos científicos produzidos pelos docentes da Educação Básica, acadêmicos e docentes da FURG para promover o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico.