Escola Nossa Senhora Estrela do Mar

Título do Projeto: Criando Indústria
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O trabalho visa estabelecer as relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro, bem como, adentrar o universo da criatividade dos alunos. A atividade é realizada no Ensino Fundamental II 7ª ano; os alunos foram divididos em grupos, cada grupo escolheu um produto para produzir, a partir disso foram estabelecidos: - A classificação da indústria conforme sua produção (indústria de base, indústria intermediária, indústria de bens de consumo); - A escolha do munícipio brasileiro que será instalada a indústria (analisando diversos fatores locacionais que melhor se adaptam às necessidades da sua produção); - Disponibilidade de matéria- primas, lugares que apresentam um fácil acesso a matérias- primas são considerados vantajosos para a instalação de indústrias; - Energia, cada grupo irá escolher a fonte energética da sua indústria, analisando a localização da empresa conforme: latitude, disponibilidade hídrica, vento, visando a sustentabilidade em energia renovável; - Mão de obra, os alunos irão estabelecer as características da mão de obra industrial, observando a maior ou a menor capacitação de seus trabalhadores, cotas, capacitação de técnica para operações em equipamentos especiais, entre outros; - Tecnologia, os alunos deverão escolher quais tecnologias usarão na sua produção; - Mercado consumidor, será estabelecido pelos alunos o público alvo da sua produção; se irão exportar para fora do país, produção local, regional ou nacional; - Logística, quanto mais rápidos e baratos forem os sistemas de escoamento de produção das empresas, maiores serão os lucros. Por isso, muitas indústrias levam em conta aqueles lugares que apresentam modais de transporte e logística articulados e eficientes. Com base nisso, os alunos irão classificar os sistemas de escoamento de sua produção. - Sustentabilidade, os alunos descreverão as práticas sustentáveis adotadas na indústria. A apresentação dos trabalhos será via power point, ou/e em jogos gráficos.
 
Estudantes autores: Rafaela Kruger , Eduardo Kruger , Sofia Pukall, Valentina Peglow e Sthevan Mielke.
Professora orientadora: Bianca Maio. 
 
 
 
Título do Projeto: O Curioso Mundo dos Animais
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O projeto “O curioso mundo dos animais” apresenta curiosidades sobre os animais (fazenda, fundo do mar e floresta), tais curiosidades foram pesquisadas pelos alunos de acordo com seus interesses. Após a pesquisa, os alunos foram desafiados a construir uma maquete onde deveriam expor o animal escolhido e representar o seu habitat. O tema foi escolhido por estarmos desenvolvendo em nossas aulas com o auxílio do material didático e também por acreditar que a pesquisa desperta nos alunos o interesse e a busca por novos conhecimentos, especialmente quando proporcionamos a autonomia na pesquisa. Porém com a chegada da Feira do conhecimento o projeto que seria apenas de sala de aula tomou uma proporção maior, levando conhecimento para outras pessoas.
 
 
Turma autora: 111 (1º ano).
Professora orientadora: Gisiane Bilhalva Alves. 
  
  
 
Título do Projeto: A vida da Dona Baratinha
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: A leitura nos leva a viajar pelo mundo da imaginação mas, também provoca a curiosidade sobre questões que envolvem o cotidiano do nosso mundo real. Após a leitura do livro “A Dona Baratinha” e a partir do trabalho sobre a semana do meio ambiente e do projeto de reciclagem e jardinagem desenvolvido durante o ano letivo, as crianças ficaram curiosas para saber: afinal de contas, como é a vida e qual é papel das baratas no meio ambiente?
 
  
Turma autora: Pré-escola II.
Professora orientadora: Sabrine Silva da Silva. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal Educação Fundamental Martinho Lutero

Título do Projeto: Super Cientistas da Martinho
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: A turma do 5° ano da EMEF Martinho Lutero se destaca pela curiosidade e pela autonomia na busca de novos conhecimentos. O quarteto denominou-se " As Super Cientistas da Martinho", que pesquisaram sobre vulcões e colocaram em prática a experiência da erupção, utilizando ingredientes que possuem em casa. Suas descobertas, vão desde os vulcões ativos da América do Sul até descoberta de que em um passado geologicamente distante, havia uma grande quantidade de vulcões em território brasileiro, incluindo aquele considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos.
 
 
Estudantes autores: Andrine Rutz Venzke, Camila Hobuss Nörnberg, Fernanda Siefert Bergmann e Susana Vitória Rutz.
Professoras orientadoras: Mariane Vilar, Cristiane Sierfert Neuenfeldt e Rosane Sell Rutz.
 
 
 
Título do Projeto: Conectados com a Natureza
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: Este projeto visa a importância do contato coma a natureza. E o mais importante a natureza ao seu redor. Quando vemos a imensidão do mundo, pensamos... como vamos fazer para mudá-lo, é muito difícil. Mas podemos mudar pequenas atitudes, começando pela nossa casa, nossa família, nosso espaço onde moramos. Nas pequenas coisas, podemos fazer muitas coisas. Vamos aprender a brincar, a cuidar, transformar e a observar a natureza ao nosso redor.
 
 
Turma autora: Jardim B.
Professora orientadora: Claudia Radatz Bergmann.
 
 
 
 
Título do Projeto: Saúde mental na adolescência
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: A adolescência é considerada uma fase de aquisição de capacidades sócio emocionais fundamentais para a construção de uma vida saudável, a partir do apoio e das condições de desenvolvimento proporcionadas pela família, escola e comunidade. A pandemia e todo contexto que a acompanha tem gerado situação de estresse em toda a população. No entanto, adolescentes tendem a ser negligenciados pelo sofrimento deles que muitas vezes passa despercebido. Em tempos de pandemia, estar atento a sinais do corpo é fundamental para cuidar da saúde. Crianças e jovens descrevem diversas situações enfrentadas neste período.
 
 
Estudantes autores: Luísa Lambrecht Dittgen e Miguel Hartwig Wendler.
Professora orientadora: Cristiane Siefert Neuenfledt.
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes

Título do Projeto: Microrganismos - O que os olhos não veem
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Este projeto trata-se de uma pesquisa realizada com a turma 42 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes na disciplina de ciências sobre os microrganismos, com a intenção de demonstrar aos alunos os microrganismos presentes no nosso cotidiano, descobrindo as características desses pequenos seres e suas relações com o ser humano, com isso, os educandos ampliaram sua aprendizagem e construíram saberes importantes acerca dessa temática. Todas as atividades realizadas começavam com a teoria e iam para a prática ou vice-versa, através de aula expositiva, experiências, pesquisas, experimentações entre outras atividades também importantes para o entendimento dos alunos. Essa temática é muito relevante, pois com as práticas diárias os alunos compreenderam que no nosso dia-a-dia convivemos no meio de muitos seres, mas nem sempre conseguimos vê-los. Alguns são úteis e outros podem causar doenças, mas todos têm a sua importância no estudo da ciência.
 
 
Estudantes autores: Claiton Roberto Tavares Rolin Harter, Dhyeneffer Mendes Conrad, Júlia Fischer Castro, Théo Veiga Matos.
Professora orientadora: Luísa Helena Costa dos Santos. 
 
 
 
 
Título do Projeto: A crônica através do tempo
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: As crônicas através do tempo Prof. Magno Machado de Freitas e Prof.ª Franciele Mendes Alves Neste ano de pandemia, os alunos participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa. Eles deveriam produzir textos do gênero crônica. Participaram dessa atividade e, assim, surgiu a ideia de pesquisar a respeito de cronistas e suas crônicas, juntamente com o contexto histórico em que foram produzidas. Primeiramente, eles deveriam pesquisar através do Portal da Crônica Brasileira. Eles deveriam ler cinco crônicas e escolher um autor para pesquisar sobre sua obra e vida. Os autores escolhidos foram Rubem Braga e Clarice Lispector. Dessa forma, os estudantes pesquisaram e desenvolveram o seu trabalho. Como essa pesquisa foi interdisciplinar, com as disciplinas de Língua Portuguesa e História, eles fizeram uma linha do tempo de acordo com as crônicas selecionadas. Nesse sentido, eles deveriam relacionar o período histórico, juntamente com os principais fatos ocorridos no Brasil e no Mundo. Então, as crônicas ficaram delimitadas entre 1949 (pós 2ª Guerra Mundial) a 1990 (Pós Ditadura Militar). As crônicas selecionadas foram as seguintes: de Clarice Lispector: “Daqui a 25 anos” e “Banhos de mar”. E do autor Rubem Braga foram estas: “Um cartão de Paris”, “Lavoura”, “Visão do Mar”, “O Céu” e “A Última Visita”. Cada uma delas expressando diferentes visões do mundo, muitas vezes de forma poética, mostrando a realidade do contexto em que foram produzidas. Percebe-se que este trabalho auxiliou os alunos em várias habilidades, tanto linguísticas quanto históricas. Em primeiro lugar, eles conseguiram entender que um texto se relaciona diretamente com o contexto de produção em que está inserido. Aprenderam a pesquisar, relacionar conhecimentos de diversas disciplinas, interpretar textos, neste caso, as crônicas; sintetizar dados, expressar suas descobertas através da oralidade, com a produção de vídeos com as informações importantes do trabalho.
 
Turma autora: 91.
Professora orientadora: Magno Machado de Freitas e Franciele Mendes Alves.
 
 
 
 
Título do Projeto: Resgatando brincadeiras
Categoria: Educação Infantil.
 
 Resumo: A brincadeira é um momento essencial para o desenvolvimento infantil. É a parte mais importante em um planejamento de qualidade. Através do brincar a criança aprende, experimenta o mundo e várias possibilidades, elabora sua autonomia e organiza suas emoções. Então após contar a história A menina da cabeça quadrada, foram realizadas várias atividades pensando no resgate do brincar.
 
Turma autora: Jardim B.
Professora orientadora: Verediana Fischer Castro. 
 
 
 

 

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodolpho Krüger

Título do Projeto: Plantoterapia
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: De um ano pra cá cresceu muito a procura por cultivo das suculentas, cactos e agaves no Brasil. Na pandemia, com a permanência das pessoas em casa por mais tempo, essas plantas estão sendo consideradas campeãs de procura no comércio e pela internet. Também na comunidade local percebeu-se um aumento do número de pessoas que começaram a se dedicar a esse cultivo. Partindo do estudo em sala de aula dos benefícios desse cultivo, os alunos pesquisaram, na forma de entrevista, pessoas na comunidade local (familiares, professores, vizinhos, etc.) que cultivam essas plantas em casa. Cada vez mais em alta, as suculentas estão entre as apostas de quem procura relaxar o corpo e a mente, além de tornar o ambiente doméstico mais bonito e agradável. O objetivo da pesquisa foi de investigar como/por que o cultivo de suculentas tem crescido após o início da pandemia. Os alunos pesquisaram/entrevistaram pessoas que cultivam essas plantas na comunidade local. As entrevistas foram feitas pelo WhatsApp e algumas pessoalmente, fazendo as seguintes perguntas 1.Quando você começou o cultivo das suculentas? 2.Como você aprendeu a cultivar, alguém ensinou ou foi aprendendo com a experiência? 3.Que quantidade de plantinhas você tem? 4. Qual o seu objetivo quando começou o cultivo? Por hobby ou para aprender, para aliviar o estresse? Para lucrar financeiramente? Para ocupar o tempo ou como terapia? 5. O que você sente quando usa o tempo para cultivar essas plantas? 6. Você tem alguma preferida? 7. Você conhece o nome das plantinhas? 8. Você considera fácil cuidar dessas plantinhas? 9. Você se considera um “apaixonado” ou um colecionador? 10. Você conhece os benefícios que essas plantinhas podem trazer? 11. O que o cultivo dessas plantinhas trouxe de positivo para a sua vida? Em sala de aula, os dados foram estudados e transformados em tabelas para posteriormente criarem os gráficos. Através da análise das respostas, pesquisas na internet e leituras, concluiu-se que o cultivo de plantas traz muitos benefícios para a saúde mental e provoca bem-estar durante sua realização.
 
Estudantes autores: Marcela Westphal, Robert Luís Wendler e Thales Schmalfuss Lopes.
Professora orientadora: Liliane Duarte Timm de Souza. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Sabores da Nossa Terra
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Nosso município possui uma riqueza incomparável de receitas e pratos típicos associados à tradição local, as quais são repletas de significados onde envolvem nossas famílias, pois a comida alimenta o corpo e a alma. Pensando nisso, a Turma 42 resolveu, juntamente com a professora e equipe diretiva, realizar um projeto onde todas as famílias de alunos participassem da confecção de Rievelsback, conforme a tradição familiar, com finalidade de divulgar suas receitas e modos de fazer, atentando também para o empreendedorismo infantil, onde cada criança entra num “comércio de faz de conta” e usa a criatividade para divulgar o seu produto através de meios digitais. O projeto consistiu em realizar um trabalho onde as crianças, através da vivência de situações, movimentação e manipulação de objetos e alimentos, possam aprender comportamentos e adquirir, desde cedo, os conceitos de culinária, através da elaboração de uma receita de conhecimento popular: o Rievelsback. METODOLOGIA 1) Seleção do prato a ser feito: o Rievelsback (de origem pomerana); 2) Pesquisa sobre a receita e execução deste prato na família, com os antepassados; 3) Apresentação do preparo do prato escolhido e gravação de vídeos e/ou fotos; 4) Fotografar a localidade e/ou propriedade da família; 5) Criar um folder de divulgação do produto. A apresentação de todos os trabalhos da turma foi realizada através de vídeos elaborados pelos alunos e familiares e publicados na página da escola no Facebook (Emef Rodolpho Kruger).
 
 
Estudantes autores: Gutiel de Oliveira Lilge, Jonatan Maciel Heller, Júlia Elias MIlech, Milena Sofia Wolter Bubolz, Natana Bubolz e Patrik Bierhals de Quevedo.
Professora orientadora: Carmem Rosângela Mendes.
 
 
 
  
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Maximiliano Strauss

Título do Projeto: Sustentabilidade na Pequena Propriedade
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O Projeto tem por finalidade mostrar ao público alvo que a pequena propriedade, quando bem planejada, pode ser altamente sustentável, dependendo minimamente do meio externo.
 
 
Estudantes autores: Giovane Bütenbender Kreps e Riquelme Heller Jurak.
Professores orientadores: João Ari Sanches Kath e Cristina Franz Strelow. 
 
 
 
Título do Projeto: Conhecendo os animais exóticos
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O projeto tem como finalidade de explorar animais exóticos e silvestres conhecidos pelos alunos e no entorno de suas localidades. Identificando as localidades de suas residências no mapa do município assim como o habitat desdes animais.
 
 
Estudantes autores: Geison Krüger, João Pedro Soares Petri, Luis Miguel Stocker Ayres e Yasmim Corrêa Soares.
Professores orientadores: Cristiane de Amaral Souza Hax, Inajara Goretti Padilha e Melissa dos Santos Ribeiro. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas

Título do Projeto: Remexendo no Baú do 2º Ano B
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Este projeto apresenta parte de algumas das atividades lúdicas e interativas que foram confeccionadas pela turma desde o início do ano letivo a fim de despertar o interesse dos alunos pelas atividades propostas, tornando-as mais atrativas e enriquecedoras. Percebendo a dificuldade e a falta de interesse de alguns alunos no decorrer das aulas remotas, a professora achou por bem pesquisar novas estratégias para amenizar esse problema. Pensando na possibilidade de participação ativa dos alunos nas aulas, decidiu pesquisar no Google sugestões de jogos e atividades e propor aos alunos a confecção de recursos pedagógicos que tivessem relação com os assuntos que estavam estudando. Outra intenção foi despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem. O projeto “Remexendo no Baú do 2º ano B” é apresentado por 7 (sete) alunos que explicam como confeccionaram e utilizaram alguns dos tesouros contidos no baú do 2º ano B. Os recursos pedagógicos que irão apresentar são ideias encontradas na internet e colocadas em prática. Os materiais confeccionados pelos alunos são chamados de tesouros porque através deles foram construídos e consolidados muitos conhecimentos. São eles: Papa- Frase (adaptado), Fábrica de Textos, Fichas Sobrepostas, Carteirinha ( adaptado), Máquina de Calcular, Trilha do Dobro e Triplo e Dados de Frases. Esses tesouros, entre outros, proporcionaram uma aprendizagem interativa e lúdica que facilitaram a compreensão e a aprendizagem dos alunos em muitos assuntos relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, utilizar atividades lúdicas durante o processo de ensino e aprendizagem foi e está sendo de grande valia para o desenvolvimento dos alunos. A turma do 2º ano B continua confeccionando, usando e colecionando os seus tesouros.
 
  
Turma autora: 2º ano B.
Professora orientadora: Lediane dos Santos. 
 
 
 
 
 
Título do Projeto: Vida e Saúde
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: A pesquisa realizada envolve a temática “Vida e saúde” e tem como objetivo principal transmitir informações importantes em relação aos profissionais da saúde, à saúde mental, às vacinas, à qualidade de vida. Para prolongar a vida, a gestação é de extrema importância. Vários estudos indicam que se uma mulher grávida ficar muito estressada pode haver um impacto no estado do bebê, deixando a criança com uma capacidade menor de gerenciar pressões em sua vida. O abuso de bebidas alcoólicas também pode causar a síndrome de álcool fetal em bebês. Esta síndrome pode levar a criança a ter dificuldades de aprendizagem e problemas físicos. O cigarro durante a gravidez também afeta o desenvolvimento da criança. Além disso, um estudo sugere que a dieta desequilibrada durante a gravidez pode aumentar o risco de obesidade na criança. Esses e outros aspectos podem afetar a saúde mental da população e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. No Brasil, quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com depressão. Ainda segundo dados da OMS, o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população). A depressão, a dependência de álcool e drogas, as perturbações psicóticas e as demências são os problemas de saúde mental mais frequentes. Com a pandemia, há mais de um ano atuando na linha de frente contra a Covid-19, os profissionais da área da saúde estão esgotados. E essa exaustão advém não só da proximidade com o elevado número de casos e mortes de pacientes, colegas de profissão e familiares, como também das alterações significativas que a pandemia vem provocando em seu bem-estar pessoal e vida profissional. Com a busca de informações para o desenvolvimento do trabalho podemos verificar que a vacina com maior eficácia aplicada em nosso país é a da Pfizer Biontech, mas o importante é a vacinação como barreira protetiva da população e do sistema de saúde, já que todas as vacinas são capazes de prevenir os sintomas graves da doença, o que se observa no decréscimo dos casos graves de internação no país. Assim, saúde mental é muito mais do que ausência de doença mental, é a capacidade de equilibrar e gerenciar suas emoções, mesmo em meio às surpresas e exigências da vida. Todas as pessoas no mundo vivenciam diariamente emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva . Ter saúde mental é estar bem consigo e com os outros; aceitar as exigências da vida; saber lidar com as boas e más emoções e buscar ajuda quando necessário. Portanto, o conceito de qualidade de vida é muito abrangente, está relacionado à saúde física, ao estado psicológico, ao nível de independência e às relações sociais em casa. E um bom caminho para alcançar a qualidade de vida seria ter uma alimentação adequada; praticar atividades físicas; eliminar os maus hábitos e cuidar da saúde; buscar boas companhias e cultivar a autoestima.
 
  
Estudantes autores: Ana Paula Fischer, Letícia Petri Peil, Lívia Specht Soares da Silva, Thauany Rodrigues da Silva e Paola Jeske.
Professora orientadora: Patrícia dos Santos Schneid.
 
 
 
Título do Projeto: Sirvam nossas Façanhas... Conhecendo e Valorizando nossas Tradições!
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: A SEMANA FARROUPILHA É UMA DATA MUITO COMEMORADA NO RIO GRANDE DO SUL, COM ISTO BUSCAMOS ESTIMULAR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA GAÚCHA DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO-LHES REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DOS HÁBITOS CULTURAIS E PRINCIPALMENTE INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DESSES HÁBITOS COMO MARCAS DE IDENTIDADE SOCIAL E EXTERIORIZAÇÃO DE VALORES PESSOAIS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E PRAZEROSAS, DESPERTANDO CURIOSIDADE DAS LENDAS E RESGATANDO A VALORIZAÇÃO DE MÚSICAS, TRAJES, COMIDAS TÍPICAS E COSTUMES.
 
  
Turmas autoras: Jardins A e B.
Professora orientadora: Viviane Schwartz Marques e Bruna Silva Soares.
 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Armando das Neves

Título do Projeto: A evolução dos meios de comunicação
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Os meios de comunicação exercem função importante em nossas vidas. Primordialmente, foram criados para a propagação de informações. As pessoas utilizavam os instrumentos de comunicação para estar em contato umas com as outras, com as cartas, o correio, o telégrafo e o telefone, em seu início. No entanto, com o passar dos anos, as mídias foram se modernizando e a própria necessidade de comunicação tomando aspectos diferentes. O caráter informativo e de entretenimento foi ganhando cada vez mais espaço. Toda essa inovação nas formas de comunicação, fez com que a humanidade passasse a viver de uma forma totalmente nova, onde as fronteiras físicas deixam de ser obstáculos à comunicação constante entre os povos. Formas que até alguns anos eram impensáveis, passam a fazer parte do nosso dia a dia.
 
 
Estudantes autores: Ana Sofia Cabaldi Strider, Maria Eduarda Spiering e Taciele Corrêa Biindchen.
Professora orientadora: Vivian Andersen. 
 
 
 
 
Título do Projeto: O impacto das tecnologias nos tempos da pandemia
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O impacto das tecnologias nos tempos da pandemia Sabemos que o homem é um grande inventor e se adapta com facilidade as mudanças no tempo. Desde os primórdios até hoje o ser humano foi inovando e modificando sua forma de vida buscando sempre o progresso. Levando em consideração os estudos sobre o tema da Revolução Industrial e todas as inovações advindas com a indústria e a tecnologia, a turma escolheu como assunto para a Feira do Conhecimento Municipal o recorte cronológico da pandemia e o impacto das tecnologias neste contexto de distanciamento social. A turma elencou aspectos positivos e negativos a respeito da utilização das tecnologias no cotidiano. Sabemos que a tecnologia atualmente é de vital importância em vários segmentos da nossa vida. Porém, muitos se esquecem de perceber seu impacto negativo, ou mesmo perigoso e assustador. Durante a pandemia intensificou-se as fake News, o desemprego, a obesidade, o prejuízo no aprendizado,à depressão e a ansiedade. As Fake News atualmente navegam com tanta rapidez e gradativamente aumenta a cada dia; o que é lamentável, pois a tecnologia serve para investigação, mas a maioria envia e compartilha mensagens sem conferir a fonte. Outro fator preocupante é o aumento do desemprego com a pandemia, pois vários estabelecimentos faliram e com a crise econômica se agravando e a tecnologia substituindo a mão de obra humana, o emprego fica cada vez mais difícil. A obesidade, ansiedade e depressão foram intensificadas com a pandemia. O distanciamento só impulsionou o sofrimento, abalou o emocional o que afetou muitas pessoas e prejudicou ainda mais quem já apresentava problemas depressivos. A tecnologia impactou de forma negativa também na educação, pois muitos alunos aproveitaram este período e utilizaram o famoso, cola e copia, obtendo notas falsas e sem o aprendizado necessário. Outra situação de prejuízo foi com os alunos que não possuem acesso a tecnologia, desta forma não conseguiram acompanhar esse processo educativo o que os deixa em defasagem com o restante dos alunos com acesso. O lado positivo das tecnologias durante a pandemia foi notável e indispensável, pois em isolamento social, afastados do que estávamos acostumados houve a possibilidade de comunicação e informação que os aplicativos e a internet possibilitaram, diminuindo a saudade do contato presencial. Também contribuíram muito com a questão do entretenimento, pois sem sair de casa desfrutamos de games, filmes, séries, documentários, músicas e shows que nos dão conforto e diversão. Os delivery aumentaram com a pandemia, assim na comodidade do lar suas compras e alimentos vem até você e esta praticidade veio pra ficar. A pandemia e as tecnologias modificaram a educação e o aprendizado, desacomodou alunos e professores que tiveram que se adaptar e inovar formas de aprender. Assim trazendo modernidade e novas oportunidades ao ensino. Concluímos que a tecnologia foi essencial neste período da pandemia. Como vimos ela é imprescindível a nossa vida atual, nos proporcionando lazer, informação e comunicação. Contudo, nos trás também malefícios, como o sedentarismo, obesidade, depressão, ansiedade, fake News e o aumento do desemprego. Assim, finalizamos nosso trabalho, acreditando na importância da ciência e da tecnologia, porém se utilizada para o bem estar da humanidade. Informação, entreterimento, comunicação, delivery, evolução nos estudos
 
 
Estudantes autores: Ananda Carolina da Silva, Samuel Saraiva Sabino e Thavyne de Freitas Mesquita.
Professora orientadora: Charlene Schwantz Lopes. 
 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado 

Título do Projeto: Jardim Encantado 
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: O projeto “Jardim Encantado” será desenvolvido pela turma dos Jardins A e B, tendo em vista que a E.M.E.I. MUNDO ENCANTADO possui uma área que possa ser desenvolvido, assim surge a ideia de melhorar seu aspecto e transformá-la em um belo jardim. Diante dos problemas ambientais causados pelo homem, a escola tem o dever de formar cidadãos conscientes da sua responsabilidade com o meio ambiente. Serão desenvolvidas atividades de jardinagem e reciclagem que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e comunidade, como também para o embelezamento. Acreditamos que é na Educação Infantil que se planta as primeiras sementes para o amor e o respeito a natureza. O tema ainda torna-se pertinente para esta época, pois neste mesmo momento estamos comemorando o Dia da Árvore 21 de setembro e o Dia Internacional da Paz que vem de encontro ao tema com seus princípios de sustentabilidade e respeito, como também a primavera, nova estação que começa no dia 22 de setembro. Durante a estação, o clima é mais ameno, em relação ao inverno. A época é associada ao reflorescimento das plantas.
 
 
Turmas autoras: Jardins A e B.
Professoras orientadoras: Ana Paula Erdmann Gouvêa, Ana Paula Oliveira Fonseca, Juliana Berger e Carmem Lopes Contreira. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Aprendiz 

Título do Projeto: Brincando e aprendendo com as experiências práticas.
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: Esse projeto foi elaborado de acordo com temas propostos para a turma do maternal II, no ano de 2021. Eu enquanto professora de educação infantil, sou consciente de minha responsabilidade em contribuir com a formação dos sujeitos desde a primeira infância. Sendo assim, percebo a necessidade de trabalhar com atividades que possibilitem a exploração e manipulação de diferentes materiais. Portanto, o referido projeto visa valorizar o papel das experiências práticas na Educação Infantil e a importância da criança interagir e manipular os objetos para que os conhecimentos sobre o mesmo se tornem mais significativos e prazerosos. Esse propósito só se dá através de atividades de criação e manipulação de materiais concretos, para que os alunos possam expressar sentimentos e experimentar durante o processo criativo. O trabalho proporcionou um universo de descobertas, fazendo com que as crianças ampliassem sua percepção de mundo, contribuindo com o desenvolvimento dos sentidos, exercitando suas habilidades motoras, criativas, cognitivas e oralidade, multiplicando conhecimentos e levando-os a descobrir suas potencialidades. O projeto possibilitou desenvolver atividades práticas que contemplassem o meio ambiente através da reciclagem, dos elementos naturais descartados pela própria natureza e colorantes naturais. Com os quais foram trabalhadas as cores, formas, imagens, números, criatividade, oralidade, sentimentos, percepção visual, texturas e outros. Dessa forma contemplou os campos de experiências e seus respectivos direitos de aprendizagem de acordo com a BNCC, “Eu, o outro e nós” (conviver e conhecer-se), “Corpo gesto e movimento” (brincar e conhecer-se), “Traço, sons, cores e formas” (expressar-se e participar), “Escuta, fala, pensamento e imaginação” (explorar) e “Espaços, tempos quantidade, relações e transformações”(explorar e expressar-se). Todas as atividades foram introduzidas, aprofundadas e consolidadas com o auxílio dos recursos tecnológicos, utilizando vídeos explicativos, orientações, demonstrações e interações entre professora/aluno/família. Diante das atividades aqui propostas e realizadas, foi possível perceber o envolvimento das crianças e de seus responsáveis. Nos registros fotográficos e nos vídeos dos alunos realizando as atividades desenvolvidas neste trabalho é possível perceber o brilho e o encantamento no olhar das crianças com a manipulação dos objetos, o desenvolvimento e o resultado obtido no término da atividade. Apesar de o projeto ainda não estar concluído, é possível perceber que está atingindo seus principais objetivos, que é: Oferecer atividades lúdicas e práticas para chegar ao objeto do conhecimento; utilizar o brincar no processo de ensino aprendizagem; Envolver aluno, família e professora numa relação dialógica, de cooperação e de comprometimento com a educação.
 
 
Turma autora: Maternal II.
Professoras orientadoras: Vanessa Garcia Machado. 
 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos

Título do Projeto: Para um pequeno curioso, o céu é o limite!
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: Nesses últimos meses de pandemia em que muito se fala na Ciência, sua importância e contribuições para a nossa sociedade, surgiu a necessidade de fazer um projeto voltado para a abordagem das ciências e suas práticas na Educação infantil. A ciência tem suas particularidades e seu ensino requer uma atenção especial. No mundo em que vivemos, onde os avanços tecnológicos é que regem tudo, o desenvolvimento científico exerce um papel fundamental para formar o cidadão. E para auxiliar esta busca pelo saber, a escola tenta se renovar em suas metodologias de ensino, agora no formato online, para não ficar desatualizada. A ideia aqui é propor aulas adaptadas para a educação infantil, com situações-problema relacionadas ao cotidiano do aluno que o leve a observação, reflexão, instigar a curiosidade e aprendizado. Visto que a Educação tem o poder de transformar a vida das pessoas e essas pessoas de mudarem o mundo, o cotidiano, enfim as crianças são o futuro. E o que queremos no futuro? O Professor forma todas as profissões. Daí a necessidade de trabalhar ciências, também de forma lúdica estimulando a observação de fenômenos e experimentos, o aluno sentindo-se motivado a aprender enquanto se diverte. Diante de todas essas inquietações surgiu uma personagem ‘’ A cientista e os seus ajudantes’’ para tornar as aulas online ainda mais divertidas, atrativas e estimular o imaginário dos alunos e suas famílias.
 
 
Turma autora: Maternal I.
Professoras orientadoras: Graciela Santos de Souza. 
 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves

Título do Projeto: Um olhar para a natureza, nossa parceira nas aprendizagens.
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Com o trabalho "Um olhar para a Natureza, nossa parceira nas aprendizagens, a Escola Castro Alves busca conscientizar para a preservação da natureza de forma precoce, assim as crianças vão crescendo e colocando as aprendizagens em prática. Oportuniza-se a descoberta sobre reciclagem, descartes e reaproveitamento de lixos de forma lúdica e criativa.
 
 
Turmas autoras: 3º ano B e 4º ano A.
Professoras orientadoras: Dulce Helena dos Santos Beiersdorf e Clarisse da Rosa Holz. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Gamificação - Uma Aprendizagem Baseada em Elementos de Jogos
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: A desmotivação pelas aulas remotas crescente, e realizar atividades na área da educação física à distância foi um desafio muito grande. Utilizar elementos de jogos em sala de aula, se tornou uma alternativa viável para motivar os alunos. Ao usar elementos de jogos nas aulas, o aprendizado se torna mais envolvente e promove uma postura mais exploratória e ativa dos estudantes.
 
 
Estudante autor: Theodoro Quevedo Leite.
Professora orientadora: Adriana Mailan Bandeira. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis

Título do Projeto: Entre o consumismo e o consumerismo
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O presente projeto trouxe a pesquisa, a reflexão e a troca de saberes sobre o tema consumo, consumismo e consumerismo, em que os alunos além de elencarem as diferenças entre esses conceitos, pesquisaram em sua comunidade escolar o uso de recursos naturais de forma consumista, além de colocarem em prática a matemática financeira e a aplicação da mesma para sua vida prática sem dívidas e transtornos, evitando o desequilíbrio financeiro, trazendo a organização pessoal das finanças para suas vivências, além da sustentabilidade do planeta. O trabalho atingiu seu objetivo de conscientizar e provocar cidadania, exigindo a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção, bem como repensar suas finanças. Nesse trabalho houve a roda de conversa, a troca de experiências e a reflexão necessária para a mudança de atitudes e ações práticas sustentáveis e inovadoras para que o planeta possa ter um futuro próspero. Foi realizado com os alunos do oitavo ano do ensino Fundamental da escola Municipal Machado de Assis, em São Lourenço do Sul, RS, no primeiro semestre de 2021. A interdisciplinaridade ocorreu nas atividades de intervenção pedagógica entre as disciplinas de matemática, sociedade e sustentabilidade e língua espanhola, que caminharam juntas no processo de pesquisa, cálculo, linguagem e interação para a transformação da sociedade que poderá acarretar na preservação do planeta. Palavras-chave: Pesquisa, reflexão, sustentabilidade, equilíbrio, cidadania, interdisciplinaridade e sociedade.
 
 
Turma autora: 8º ano.
Professoras orientadoras: Adriane de Moura Cony e Sueli Strelow. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Uma Aventura no Mundo das Cores
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: UMA AVENTURA NO MUNDO DAS CORES FOI UM PROJETO IDEALIZADO PELA TURMA DO 1º ANO DA EMEF. MACHADO DE ASSIS JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SCHEILA KRUGER.O PRESENTE PROJETO SURGIU A PARTIR DA CURIOSIDADE DA TURMA EM DESCOBRIR A ORIGEM DO ARCO-ÍRIS, DAS CORES E COMO SE DAVA O COLORIR O MUNDO. NA OCASIÃO, POR ENSINO REMOTO(VIA MEET) A TURMA ELENCOU SUAS DÚVIDAS E A PROFESSORA ANOTOU OS QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA. TENDO COMO OBJETIVOS: Despertar o interesse dos alunos sobre as diferenças das cores primárias e secundárias; Experimentar as misturas das cores; Descobrindo o colorido do mundo; Experenciando com cores; AO FIM DO PROJETO, A TURMA DO PRIMEIRO ANO ENTENDEU QUE AS CORES FAZEM PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA E SÃO IMPREGNADAS DE SIMBOLOGIA E SIGNIFICADOS. NA NATUREZA ESTÃO DISTRIBUÍDAS HARMONIOSAMENTE INSPIRANDO O HOMEM NA HORA DE SUA APLICAÇÃO NAS ARTES,NA MODA,PUBLICIDADE,ENFIM, EM TODA NOSSA SOCIEDADE.
 
 
Turma autora: 1º ano.
Professora orientadora: Scheila Kruger. 
 
 
 
 
Título do Projeto: A MAGIA DO FOLCLORE
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: O presente projeto tem por objetivo fomentar a pesquisa na educação infantil por meio da temática Folclore. Entendemos que o Folclore são manifestações culturais, grupo ou região que são transmitidas de geração para geração. O folclore brasileiro possui diversas lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brincadeiras, trava-línguas, comidas típicas, festas e outros que precisam ser conhecidos. Através de uma abordagem lúdica e encantadora por meio despertando nas crianças a de contações de histórias a vontade de conhecer e entender que a cultura do seu povo não está ligada só o passado, mas está presente em nossa imaginação e faz parte do nosso cotidiano. Como objetivo geral deste projeto pretendemos despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, e a diversidade cultural das regiões do Brasil. A proposta foi apresentada as turmas do Jardim A e B da EMEF. Machado de Assis, ainda na modalidade de ensino remoto e concluídos nas aulas presencias subsequentes. Na Educação Infantil precisamos trabalhar os conteúdos escolhidos levando em conta as necessidades e interesses da faixa etária. Por isso, é muito interessante trabalhar nas aulas de música brincadeiras cantadas e cantigas de roda. São propostas que passam de geração em geração porque são fáceis de memorizar, geralmente contam pequenas historinhas, desenvolvem a oralidade, trabalham movimentos e interações. Muitas trazem para a sala de aula, uma carga afetiva positiva, pois os pais e avós muitas vezes cantam essas músicas para as crianças. Nossos alunos se expressam por meio de seu corpo. Quando eles cantam, batem palmas, batem os pés, brincam de roda, arrastam o corpo imitando um animal, eles estão utilizando o seu corpo para trabalhar os aspectos psicomotores (emocionais, cognitivos e motores), fundamentais para seu desenvolvimento integral. Através das brincadeiras cantadas, parlendas, brincos, histórias cantadas do folclore foi possível desenvolver a oralidade e os aspectos psicomotores fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. Não podemos nos esquecer, que a criança tem direitos: Conhecer-se, expressar, explorar, brincar, participar, conviver. O folclore, com sua riqueza de interações e brincadeiras, nos ajuda a garantir estes direitos em nossas aulas com nossos alunos.
 
 
Turmas autoras: Jardins A e B.
Professoras orientadoras: Rosiane Mendes Marques e Simone Pereira Ribeiro.
 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Frömming

Título do Projeto: O desenvolvimento da agricultura no município de São Lourenço do Sul: Um breve histórico dos modos de produção e de transporte
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: As turmas do 8º ano B e 1º ano B realizaram suas pesquisas relacionadas com o desenvolvimento da agricultura, suas transformações dentro da agricultura familiar nas últimas décadas no município de São Lourenço do Sul.
 
 
Estudantes autores: Júnior Luan Hartwig Hellwig, Nathana Wendler Venzke e Estefani Resner Sell.
Professoras orientadoras: Carla Rejane Redmer Schneid e Patricia Dettmann Patzlaff. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Café colonial: delicias da cultura pomerana
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Ao longo da história da colonização pomerana em São Lourenço do Sul, foram trazidos seus costumes e tradições que com o passar dos tempos foram perpetuadas na história e memória deste povo. Um dos costumes e heranças deixadas pela cultura pomerana e que foram perpassadas de geração em geração pelos descendentes pomeranos e que é até hoje uma marca deste povo, é o tradicional café pomerano. O café é uma das principais refeições do dia-a-dia das pessoas. Para o povo pomerano também é um momento de integração social e cultural onde é oferecida uma mesa farta com diversas e deliciosas comidas típicas da gastronomia pomerana comumente encontradas em festas de casamentos, batizados, confirmações, aniversários, em empreendimentos locais e também no dia-a-dia.
 
 
Turmas autoras: 1º ano A e 3º ano B.
Professoras orientadoras: Gabriela Oliveira Altenburg e Jeanine Steinmetz Bunde. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Tradição colonial: sopa de galinha caipira
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: A turma do Jardim B pesquisaram sobre a receita da deliciosa sopa de galinha caipira e de suas curiosidades. Os alunos de acordo com suas vivências realizaram entrevistas com seus familiares.
 
 
Turma autora: Jardim B.
Professoras orientadoras: Gisele da Silva Corvello e Sandra Bubolz. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Antônio de Abreu Moraes

Título do Projeto: Nossa escola tem história
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Nossa Escola Tem Memória, pesquisa e estudo, é uma contribuição dos alunos, professores e funcionários, com o propósito de reconhecerem-se como protagonista e produtores de suas histórias. O trabalho tem como objetivo resgatar a história da escola, sem deixar que se apague ao longo do tempo. Neste sentido a memória representa uma ferramenta de grande valor, tendo por finalidade formar um acervo de arquivos e dados para consultas sobre o passado e presente da Escola Luís Antônio. O referido estudo de pesquisa, além da contribuição fundamental, das turmas 21 e 41 com os projetos sobre Coronavírus, Aniversário da Escola, Meio Ambiente e Cantinho Junino. Também contou com os registros fotográficos, entrevistas e depoimentos dos professores, funcionários e demais alunos que fizeram ou fazem parte da referida escola. Desta forma o “Projeto Nossa Escola Tem Memória” procurou valorizar histórias de todos os tempos e segmentos do educandário, possibilitando a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram de forma articulada o universo educacional.
 
 
Estudantes autores: Emily Wegner klug, Miguel Froner Schneider, Ricardo Lüdker Priebe, Lívia Carvalho Soares e Thais Pereira Milgarejo.
Professoras orientadoras: Elaine Duarte Bueno e Cátia Soares. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Florindo a rotina
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O tema trabalhado na Feira do Conhecimento ao longo de alguns meses com os alunos do 7º ano, teve como propósito de envolver eles com uma rotina diferenciada em casa em tempos de pandemia. Este trabalho foi realizado envolvendo 3 disciplinas da grade curricular, ciências, matemática e a língua portuguesa. Cada disciplina trabalhou suas habilidades específicas na construção desta tarefa proposta. No componente curricular de ciências, os alunos foram motivados a melhorar o ambiente em torno de suas casas, construindo um canteiro com flores, onde eles teriam o compromisso de cuidar deste pequeno jardim, realizando semanalmente uma observação e cuidados com estas plantas, inserindo esses hábitos em sua rotina. Pensando na interdisciplinaridade este canteiro foi medido e sua área foi calculada com a ajuda da professora de matemática, trabalhando assim medidas de área.
 
 
Turma autora: 71.
Professoras orientadoras: Lourdes Fabiane Biedrzicki Zebrowski, Luciane Hax e Magno Machado de Freitas. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izolina Passos

Título do Projeto: O cuidado com as plantas e o meio ambiente
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O cuidado com as plantas e o meio ambiente. Objetivos:Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do mundo e manter o planeta limpo; Ter atitudes ecológicamente corretas. Ações: É fundamental que a consciência ambiental seja desenvolvida desde a infância. Por isso , pais, professores e todas as pessoas devem incentiva-las a cuidarem do meio ambiente desde cedo. A final , quanto antes tiverem essa consciência, melhor para o planeta e para o futuro delas mesmas. Plantar e cuidar da árvore; ajudar sendo detetives e cuidadores da natureza.
 
 
Turma autora: 2º ano.
Professora orientadora: Dirlene Marlei Grellmann Presser. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Materiais sintéticos e os resíduos sólidos
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Com o auxílio da ciência e da tecnologia, o ser humano desenvolveu uma infinidade de produtos e´processos que, por um lado, melhoram as condições de vida da população e, por outro lado,geram problemas que afetam o ambiente e a saúde humana e a de outros seres vivos. Nesse trabalho estudamos o que são os materiais sintéticos e naturais, os plásticos com suas vantagens e desvantagens, os medicamentos, a conservação dos alimentos e a agroec0l0gia. Um material sintético é produzido em laboratório e indústrias a partir da da transformação de materiais naturais, como o petróleo. O algodão extraído de plantas, é um exemplo de material natural usado para confecção de roupas. No entanto, atualmente muitas roupas são feitas de poliéster, um material sintético fabricado a partir de compostos obtidos do petróleo. A maioria dos medicamentos, conhecidos como fármacos, também é feita de materiais sintéticos. Esses produtos são sintetizados em laboratórios e dependem de longas pesquisas científicas que testam sua eficácia e efeitos adversos e colaterais. Os aditivos são materiais sintéticos ou naturais acrescentados aos alimentos para sua conservação. Além disso, outra maneira de conservar os alimentos por mais tempo é mantê-los refrigerados ou congelados, já que baixas temperaturas diminuem ou interrompem as atividades das bactérias e de outros microrganismos. A pasteurização é também um processo de conservação de alimentos, por meio dessa técnica, líquidos, como o leite, são aquecidos e depois resfriados rapidamente, o que elimina os microrganismos. A conservação dos alimentos também pode ser feita com o salgamento, que desidrata o alimento; ou ao serem adicionadas grandes quantidades de açúcar. Para diminuir os impactos negativos da nossa produção de alimentos, a agroecologia envolve a parceria da ecologia com a agricultura, esse estudo tem como principal objetivo integrar as atividades agropecuárias com o meio ambiente. A agroecologia usa princípios ecológicos para que tenhamos uma agricultura sustentável, ou seja, uma agricultura que possa garantir para as gerações do presente e do futuro uma alimentação saudável e uma feliz convivência com a natureza. Já os plásticos são materiais sintéticos feitos a partir de derivados de petróleo. O uso desses materiais é vantajoso em determinadas situações, pois são resistentes, podem ser facilmente moldados e costumam ser mais baratos que outros materiais, como o vidro, o metal, etc. Além disso, objetos feitos de plástico costumam ser mais leves, o que facilita o manuseio e o transporte. Outra vantagem do plástico é que ele pode ser reciclado. A desvantagem, no entanto, é que a maior parte dos plásticos não é biodegradável, portanto, não pode ser decomposta por bactérias e fungos. Materiais não biodegradáveis não sofrem a ação de decompositores e por isso se acumulam na natureza. Para evitar a chegada do plástico no ambiente marinho, é preciso melhorar o sistema de tratamento de lixo, aumentando a reciclagem e dando destino adequado a cada material, e adotar medidas para reduzir a produção e o consumo de plástico. Além disso, as empresas devem substituir suas embalagens plásticas por outros materiais e os consumidores devem rever seus hábitos.
 
 
Turma autora: 6º ano.
Professora orientadora: Patricia dos Santos Schneid. 
 
 
 
 
 

Escola Técnica Estadual Santa Isabel

Título do Projeto: SUSTENTABILIDADE E CONSCIÊNCIA EM TEMPO DE PANDEMIA!
Categoria: Ensino Técnico Profissionalizante.
 
 Resumo: As alunas da Escola Técnica Estadual Santa Isabel, São Lourenço do Sul/RS, do Curso de Agropecuária, transformaram os conteúdos transcritos nas suas folhas de caderno, do componente curricular de Gestão Ambiental em um plástico biodegradável, com auxílio acadêmico do Departamento de Ciência e Tecnologia em Alimentos (DCTA) - Universidade Federal de Pelotas/RS e passaram também a pertencer ao grupo de pesquisa do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade CCAB curso de Agronomia, Crato/CE. Nosso projeto visa promover a conscientização da importância de cuidar do nosso planeta, promovendo ações de sustentabilidade, produzindo um produto educacional, o plástico, utilizando fontes renováveis de energias (tubérculos de feijão e/ou batata) seria algo muito valioso do ponto de vista da aprendizagem e de um futuro com menos poluição pelo plástico convencional. Para continuidade a essa ação de sustentabilidade, em um ano de aulas remotas, fortalecemos a nossa parcela de responsabilidade social para com o planeta, fomentando a utilização das ferramentas tecnológicas para disseminar nossa contribuição com o meio ambiente pelas redes sociais.
 
 
Turma autora: Rafaela Grellert Borges, Vitória Jardim da Silva e Vivian Rafaela Holz.
Professora orientadora: Magna da Gloria Silva Lameiro. 
 
 
 
 
 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Hübner

Título do Projeto: Rotinas e Saberes Pomeranos
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: O estudo mostra um apanhado de rotinas caseiras dos alunos da escola, que demonstram pequenas tarefas da cultura popular relegada às crianças no interior do município de São Lourenço do Sul.
 
 
Estudante autor: Bernardo Radünz Seefeldt.
Professores orientadores: Claudia Ferreira e Sérgio Flores. 
 
 
 
 
Título do Projeto: Saberes Populares e Meio Ambiente
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
 
 Resumo: Estudo bibliográfico de expressões e saberes populares relacionados ao meio ambiente e as crendices em estreita relação com a cientificidade; aproximando assim o conhecimento científico, saberes populares e a escola.
 
 
Estudantes autoras: Lara Sofia de Mattos e Ana Júlia Gehrke.
Professores orientadores: Mônica Silva e Sérgio Flores. 
 
 
 
 
  

Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico

Título do Projeto: Os felinos pelos olhos curiosos de Demétrio
Categoria: Educação Infantil
 
 Resumo: Trabalho realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico onde o aluno é protagonista do processo de ensino/aprendizagem desenvolvendo o gosto pela pesquisa pedagógica. Trabalhando com temas do seu interesse.
 
Turma autora: Jardim B1.
Professora orientadora: Cassandra Silva de Freitas Santana.