Título do Projeto: Entre o consumismo e o consumerismo
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
Resumo: O presente projeto trouxe a pesquisa, a reflexão e a troca de saberes sobre o tema consumo, consumismo e consumerismo, em que os alunos além de elencarem as diferenças entre esses conceitos, pesquisaram em sua comunidade escolar o uso de recursos naturais de forma consumista, além de colocarem em prática a matemática financeira e a aplicação da mesma para sua vida prática sem dívidas e transtornos, evitando o desequilíbrio financeiro, trazendo a organização pessoal das finanças para suas vivências, além da sustentabilidade do planeta. O trabalho atingiu seu objetivo de conscientizar e provocar cidadania, exigindo a responsabilidade pelos recursos naturais, pelo descarte adequado, pela valorização da mão de obra empregada na produção, bem como repensar suas finanças. Nesse trabalho houve a roda de conversa, a troca de experiências e a reflexão necessária para a mudança de atitudes e ações práticas sustentáveis e inovadoras para que o planeta possa ter um futuro próspero. Foi realizado com os alunos do oitavo ano do ensino Fundamental da escola Municipal Machado de Assis, em São Lourenço do Sul, RS, no primeiro semestre de 2021. A interdisciplinaridade ocorreu nas atividades de intervenção pedagógica entre as disciplinas de matemática, sociedade e sustentabilidade e língua espanhola, que caminharam juntas no processo de pesquisa, cálculo, linguagem e interação para a transformação da sociedade que poderá acarretar na preservação do planeta. Palavras-chave: Pesquisa, reflexão, sustentabilidade, equilíbrio, cidadania, interdisciplinaridade e sociedade.
Turma autora: 8º ano.
Professoras orientadoras: Adriane de Moura Cony e Sueli Strelow.
Título do Projeto: Uma Aventura no Mundo das Cores
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: UMA AVENTURA NO MUNDO DAS CORES FOI UM PROJETO IDEALIZADO PELA TURMA DO 1º ANO DA EMEF. MACHADO DE ASSIS JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SCHEILA KRUGER.O PRESENTE PROJETO SURGIU A PARTIR DA CURIOSIDADE DA TURMA EM DESCOBRIR A ORIGEM DO ARCO-ÍRIS, DAS CORES E COMO SE DAVA O COLORIR O MUNDO. NA OCASIÃO, POR ENSINO REMOTO(VIA MEET) A TURMA ELENCOU SUAS DÚVIDAS E A PROFESSORA ANOTOU OS QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA. TENDO COMO OBJETIVOS: Despertar o interesse dos alunos sobre as diferenças das cores primárias e secundárias; Experimentar as misturas das cores; Descobrindo o colorido do mundo; Experenciando com cores; AO FIM DO PROJETO, A TURMA DO PRIMEIRO ANO ENTENDEU QUE AS CORES FAZEM PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA E SÃO IMPREGNADAS DE SIMBOLOGIA E SIGNIFICADOS. NA NATUREZA ESTÃO DISTRIBUÍDAS HARMONIOSAMENTE INSPIRANDO O HOMEM NA HORA DE SUA APLICAÇÃO NAS ARTES,NA MODA,PUBLICIDADE,ENFIM, EM TODA NOSSA SOCIEDADE.
Turma autora: 1º ano.
Professora orientadora: Scheila Kruger.
Título do Projeto: A MAGIA DO FOLCLORE
Categoria: Educação Infantil
Resumo: O presente projeto tem por objetivo fomentar a pesquisa na educação infantil por meio da temática Folclore. Entendemos que o Folclore são manifestações culturais, grupo ou região que são transmitidas de geração para geração. O folclore brasileiro possui diversas lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brincadeiras, trava-línguas, comidas típicas, festas e outros que precisam ser conhecidos. Através de uma abordagem lúdica e encantadora por meio despertando nas crianças a de contações de histórias a vontade de conhecer e entender que a cultura do seu povo não está ligada só o passado, mas está presente em nossa imaginação e faz parte do nosso cotidiano. Como objetivo geral deste projeto pretendemos despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, e a diversidade cultural das regiões do Brasil. A proposta foi apresentada as turmas do Jardim A e B da EMEF. Machado de Assis, ainda na modalidade de ensino remoto e concluídos nas aulas presencias subsequentes. Na Educação Infantil precisamos trabalhar os conteúdos escolhidos levando em conta as necessidades e interesses da faixa etária. Por isso, é muito interessante trabalhar nas aulas de música brincadeiras cantadas e cantigas de roda. São propostas que passam de geração em geração porque são fáceis de memorizar, geralmente contam pequenas historinhas, desenvolvem a oralidade, trabalham movimentos e interações. Muitas trazem para a sala de aula, uma carga afetiva positiva, pois os pais e avós muitas vezes cantam essas músicas para as crianças. Nossos alunos se expressam por meio de seu corpo. Quando eles cantam, batem palmas, batem os pés, brincam de roda, arrastam o corpo imitando um animal, eles estão utilizando o seu corpo para trabalhar os aspectos psicomotores (emocionais, cognitivos e motores), fundamentais para seu desenvolvimento integral. Através das brincadeiras cantadas, parlendas, brincos, histórias cantadas do folclore foi possível desenvolver a oralidade e os aspectos psicomotores fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. Não podemos nos esquecer, que a criança tem direitos: Conhecer-se, expressar, explorar, brincar, participar, conviver. O folclore, com sua riqueza de interações e brincadeiras, nos ajuda a garantir estes direitos em nossas aulas com nossos alunos.
Turmas autoras: Jardins A e B.
Professoras orientadoras: Rosiane Mendes Marques e Simone Pereira Ribeiro.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Frömming
Título do Projeto: O desenvolvimento da agricultura no município de São Lourenço do Sul: Um breve histórico dos modos de produção e de transporte
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
Resumo: As turmas do 8º ano B e 1º ano B realizaram suas pesquisas relacionadas com o desenvolvimento da agricultura, suas transformações dentro da agricultura familiar nas últimas décadas no município de São Lourenço do Sul.
Estudantes autores: Júnior Luan Hartwig Hellwig, Nathana Wendler Venzke e Estefani Resner Sell.
Professoras orientadoras: Carla Rejane Redmer Schneid e Patricia Dettmann Patzlaff.
Título do Projeto: Café colonial: delicias da cultura pomerana
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: Ao longo da história da colonização pomerana em São Lourenço do Sul, foram trazidos seus costumes e tradições que com o passar dos tempos foram perpetuadas na história e memória deste povo. Um dos costumes e heranças deixadas pela cultura pomerana e que foram perpassadas de geração em geração pelos descendentes pomeranos e que é até hoje uma marca deste povo, é o tradicional café pomerano. O café é uma das principais refeições do dia-a-dia das pessoas. Para o povo pomerano também é um momento de integração social e cultural onde é oferecida uma mesa farta com diversas e deliciosas comidas típicas da gastronomia pomerana comumente encontradas em festas de casamentos, batizados, confirmações, aniversários, em empreendimentos locais e também no dia-a-dia.
Turmas autoras: 1º ano A e 3º ano B.
Professoras orientadoras: Gabriela Oliveira Altenburg e Jeanine Steinmetz Bunde.
Título do Projeto: Tradição colonial: sopa de galinha caipira
Categoria: Educação Infantil
Resumo: A turma do Jardim B pesquisaram sobre a receita da deliciosa sopa de galinha caipira e de suas curiosidades. Os alunos de acordo com suas vivências realizaram entrevistas com seus familiares.
Turma autora: Jardim B.
Professoras orientadoras: Gisele da Silva Corvello e Sandra Bubolz.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Antônio de Abreu Moraes
Título do Projeto: Nossa escola tem história
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: Nossa Escola Tem Memória, pesquisa e estudo, é uma contribuição dos alunos, professores e funcionários, com o propósito de reconhecerem-se como protagonista e produtores de suas histórias. O trabalho tem como objetivo resgatar a história da escola, sem deixar que se apague ao longo do tempo. Neste sentido a memória representa uma ferramenta de grande valor, tendo por finalidade formar um acervo de arquivos e dados para consultas sobre o passado e presente da Escola Luís Antônio. O referido estudo de pesquisa, além da contribuição fundamental, das turmas 21 e 41 com os projetos sobre Coronavírus, Aniversário da Escola, Meio Ambiente e Cantinho Junino. Também contou com os registros fotográficos, entrevistas e depoimentos dos professores, funcionários e demais alunos que fizeram ou fazem parte da referida escola. Desta forma o “Projeto Nossa Escola Tem Memória” procurou valorizar histórias de todos os tempos e segmentos do educandário, possibilitando a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram de forma articulada o universo educacional.
Estudantes autores: Emily Wegner klug, Miguel Froner Schneider, Ricardo Lüdker Priebe, Lívia Carvalho Soares e Thais Pereira Milgarejo.
Professoras orientadoras: Elaine Duarte Bueno e Cátia Soares.
Título do Projeto: Florindo a rotina
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
Resumo: O tema trabalhado na Feira do Conhecimento ao longo de alguns meses com os alunos do 7º ano, teve como propósito de envolver eles com uma rotina diferenciada em casa em tempos de pandemia. Este trabalho foi realizado envolvendo 3 disciplinas da grade curricular, ciências, matemática e a língua portuguesa. Cada disciplina trabalhou suas habilidades específicas na construção desta tarefa proposta. No componente curricular de ciências, os alunos foram motivados a melhorar o ambiente em torno de suas casas, construindo um canteiro com flores, onde eles teriam o compromisso de cuidar deste pequeno jardim, realizando semanalmente uma observação e cuidados com estas plantas, inserindo esses hábitos em sua rotina. Pensando na interdisciplinaridade este canteiro foi medido e sua área foi calculada com a ajuda da professora de matemática, trabalhando assim medidas de área.
Turma autora: 71.
Professoras orientadoras: Lourdes Fabiane Biedrzicki Zebrowski, Luciane Hax e Magno Machado de Freitas.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izolina Passos
Título do Projeto: O cuidado com as plantas e o meio ambiente
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: O cuidado com as plantas e o meio ambiente. Objetivos:Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do mundo e manter o planeta limpo; Ter atitudes ecológicamente corretas. Ações: É fundamental que a consciência ambiental seja desenvolvida desde a infância. Por isso , pais, professores e todas as pessoas devem incentiva-las a cuidarem do meio ambiente desde cedo. A final , quanto antes tiverem essa consciência, melhor para o planeta e para o futuro delas mesmas. Plantar e cuidar da árvore; ajudar sendo detetives e cuidadores da natureza.
Turma autora: 2º ano.
Professora orientadora: Dirlene Marlei Grellmann Presser.
Título do Projeto: Materiais sintéticos e os resíduos sólidos
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
Resumo: Com o auxílio da ciência e da tecnologia, o ser humano desenvolveu uma infinidade de produtos e´processos que, por um lado, melhoram as condições de vida da população e, por outro lado,geram problemas que afetam o ambiente e a saúde humana e a de outros seres vivos. Nesse trabalho estudamos o que são os materiais sintéticos e naturais, os plásticos com suas vantagens e desvantagens, os medicamentos, a conservação dos alimentos e a agroec0l0gia. Um material sintético é produzido em laboratório e indústrias a partir da da transformação de materiais naturais, como o petróleo. O algodão extraído de plantas, é um exemplo de material natural usado para confecção de roupas. No entanto, atualmente muitas roupas são feitas de poliéster, um material sintético fabricado a partir de compostos obtidos do petróleo. A maioria dos medicamentos, conhecidos como fármacos, também é feita de materiais sintéticos. Esses produtos são sintetizados em laboratórios e dependem de longas pesquisas científicas que testam sua eficácia e efeitos adversos e colaterais. Os aditivos são materiais sintéticos ou naturais acrescentados aos alimentos para sua conservação. Além disso, outra maneira de conservar os alimentos por mais tempo é mantê-los refrigerados ou congelados, já que baixas temperaturas diminuem ou interrompem as atividades das bactérias e de outros microrganismos. A pasteurização é também um processo de conservação de alimentos, por meio dessa técnica, líquidos, como o leite, são aquecidos e depois resfriados rapidamente, o que elimina os microrganismos. A conservação dos alimentos também pode ser feita com o salgamento, que desidrata o alimento; ou ao serem adicionadas grandes quantidades de açúcar. Para diminuir os impactos negativos da nossa produção de alimentos, a agroecologia envolve a parceria da ecologia com a agricultura, esse estudo tem como principal objetivo integrar as atividades agropecuárias com o meio ambiente. A agroecologia usa princípios ecológicos para que tenhamos uma agricultura sustentável, ou seja, uma agricultura que possa garantir para as gerações do presente e do futuro uma alimentação saudável e uma feliz convivência com a natureza. Já os plásticos são materiais sintéticos feitos a partir de derivados de petróleo. O uso desses materiais é vantajoso em determinadas situações, pois são resistentes, podem ser facilmente moldados e costumam ser mais baratos que outros materiais, como o vidro, o metal, etc. Além disso, objetos feitos de plástico costumam ser mais leves, o que facilita o manuseio e o transporte. Outra vantagem do plástico é que ele pode ser reciclado. A desvantagem, no entanto, é que a maior parte dos plásticos não é biodegradável, portanto, não pode ser decomposta por bactérias e fungos. Materiais não biodegradáveis não sofrem a ação de decompositores e por isso se acumulam na natureza. Para evitar a chegada do plástico no ambiente marinho, é preciso melhorar o sistema de tratamento de lixo, aumentando a reciclagem e dando destino adequado a cada material, e adotar medidas para reduzir a produção e o consumo de plástico. Além disso, as empresas devem substituir suas embalagens plásticas por outros materiais e os consumidores devem rever seus hábitos.
Turma autora: 6º ano.
Professora orientadora: Patricia dos Santos Schneid.
Escola Técnica Estadual Santa Isabel
Título do Projeto: SUSTENTABILIDADE E CONSCIÊNCIA EM TEMPO DE PANDEMIA!
Categoria: Ensino Técnico Profissionalizante.
Resumo: As alunas da Escola Técnica Estadual Santa Isabel, São Lourenço do Sul/RS, do Curso de Agropecuária, transformaram os conteúdos transcritos nas suas folhas de caderno, do componente curricular de Gestão Ambiental em um plástico biodegradável, com auxílio acadêmico do Departamento de Ciência e Tecnologia em Alimentos (DCTA) - Universidade Federal de Pelotas/RS e passaram também a pertencer ao grupo de pesquisa do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade CCAB curso de Agronomia, Crato/CE. Nosso projeto visa promover a conscientização da importância de cuidar do nosso planeta, promovendo ações de sustentabilidade, produzindo um produto educacional, o plástico, utilizando fontes renováveis de energias (tubérculos de feijão e/ou batata) seria algo muito valioso do ponto de vista da aprendizagem e de um futuro com menos poluição pelo plástico convencional. Para continuidade a essa ação de sustentabilidade, em um ano de aulas remotas, fortalecemos a nossa parcela de responsabilidade social para com o planeta, fomentando a utilização das ferramentas tecnológicas para disseminar nossa contribuição com o meio ambiente pelas redes sociais.
Turma autora: Rafaela Grellert Borges, Vitória Jardim da Silva e Vivian Rafaela Holz.
Professora orientadora: Magna da Gloria Silva Lameiro.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Hübner
Título do Projeto: Rotinas e Saberes Pomeranos
Categoria: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: O estudo mostra um apanhado de rotinas caseiras dos alunos da escola, que demonstram pequenas tarefas da cultura popular relegada às crianças no interior do município de São Lourenço do Sul.
Estudante autor: Bernardo Radünz Seefeldt.
Professores orientadores: Claudia Ferreira e Sérgio Flores.
Título do Projeto: Saberes Populares e Meio Ambiente
Categoria: Anos finais do Ensino Fundamental
Resumo: Estudo bibliográfico de expressões e saberes populares relacionados ao meio ambiente e as crendices em estreita relação com a cientificidade; aproximando assim o conhecimento científico, saberes populares e a escola.
Estudantes autoras: Lara Sofia de Mattos e Ana Júlia Gehrke.
Professores orientadores: Mônica Silva e Sérgio Flores.
Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico
Título do Projeto: Os felinos pelos olhos curiosos de Demétrio
Categoria: Educação Infantil
Resumo: Trabalho realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico onde o aluno é protagonista do processo de ensino/aprendizagem desenvolvendo o gosto pela pesquisa pedagógica. Trabalhando com temas do seu interesse.
Turma autora: Jardim B1.
Professora orientadora: Cassandra Silva de Freitas Santana.